sexta-feira, 20 de julho de 2012

A chuteira e o salto.


Oi meninas, ontem foi o Dia Nacional do Futebol e claro nós não poderíamos deixar de falar um pouco da participação das mulheres nesse esporte.
Foi no ano de 1920 que surgiu o futebol feminino, na Inglaterra, mas somente no ano seguinte ocorreu o primeiro jogo com uma seleção composta por mulheres aqui no Brasil. No início, houve uma certa resistência, pois dizia-se que se caso as mulheres levassem uma bolada na região do abdomen elas não conseguiriam engravidar. Mas como as mulheres sempre quebraram paradigmas, com o futebol não seria diferente. Na década de 40 o presidente Getúlio Vargas proibiu o futebol feminino no Brasil (absurdo). Mas em 1981 houve a legalização do futebol feminino e surgiu a primeira liga no Rio de Janeiro. A partir de então as mulheres vêm se destacando cada vez mais, deixando o machismo de lado e provando que esse esporte não é só para homens.


Claro, nessa data tão especial para o país do futebol, não poderíamos deixar de homenagear a mais top das divas das chuteiras, Marta, que faz bonito e inspira várias meninas.




                     
                       Aqui ficam algumas dicas para as meninas que querem ser as futuras Martas ;))
Nos pés as chuteiras mudam de acordo com o tipo de piso. Se para campo, elas deverão ter cravos embaixo. No caso de quadras sintéticas, tênis society e já para as quadras acimentadas o tênis de futsal. Caneleiras são essenciais para reduzir impactos de possíveis chutes, são obrigatórias inclusive nos treinos. Meião, serve pra fixar a caneleira. Short de lycra por baixo do calção para reduzir o atrito das cochas. Protetor solar, no caso do jogo ou treino ser durante o dia, não podemos deixar os cuidados com a pele do rosto de lado, neh meninas?! ;D É essencial prender o cabelo para não atrapalhar a visibilidade, mas só com elásticos. Por fim, mas não menos importante, o TOP. É extremamente necessário usar, para segurar e proteger os seios. 
A parte chata, temos que deixar nossos acessórios de lado. Nada de brincos, piercings, anéis, pulseiras, colares, presilhas, ou seja, tudo que for de ferro fora da quadra (ou campo), para evitar machucados. Aaaah e já ia esquecendo, unhas grandes também não são muito bem aceitas em esportes, para não machucármos nossas coleguinhas, néh meninas?!
Geente, essas são as minhas dicas para quem quer começar a jogar futebol, espero que tenham gostado! 
Beeeijo, beijo.