terça-feira, 15 de maio de 2012

Mustache




Oiiiii minhas princesas, estou apaixonada por uma nova modinha que surgiu ai pelo tumblr, weheartit, lookbook, blogs, facebook, etc. Então, são os fofinhos Bigodes ou , em inglês , Mustaches. 






Muito usado pelos homens do século passado, simbolizava inteligência, autoridade, seriedade, status e poder. Contava minha Avó que como prova de honestidade de um homem , e para que sua palavra valesse, tirava-se um fio do próprio bigode. Era uma especie de acordo que valia mais que um documento. Era também sinônimo de uma posição de prosperidade sócio-econômica dentro da sociedade, isso era comum entre os mais ricos, pois seu uso era obrigatório entre as personagens importantes e influentes naquela época.


Ele ganhou um perfil tão aristocrático na França de 1870 até 1910 que a sociedade tentou proibir o uso do bigode em profissionais considerados inferiores, como agentes ambulantes, criados e cocheiros.


Porém, um pouco mais tarde, final da década de 70 início da década de 80, o bigode já era usado mais pela comunidade gay como Freddie Mercury. O estilo passou a ter um ar mais descontraído deixando mais de lado aquele ar sério do começo do século. Era a moda à Village People. 
Entretanto, os anos 90, baniram o uso da barba e do bigode em grande parte das cenas urbanas, por conta do Metrossexualismo. Depois de uma longa política de “cara limpa”, parece que, principalmente o bigode, marca uma tímida volta às ruas. Tímida por causa de sua estética mais desafiadora do que a da barba. 



Justin Timberlake, Jude Law, George Clooney, Brad Pitt.

Alguns estilistas atribuem essa volta ao cinema e entretenimento, visto que a tendência é seguir os passos das celebridades. Recentemente, George Clooney, Tom Cruise e Brad Pitt foram vistos ostentando barba e bigode. É o suficiente para surgir uma moda.





Quando falamos de bigode lembramos de Karl Marx, Albert Einstein, Da Vinci, Steven Spielberg, Peter Jackson, George Lucas, George Harrison, Clark Gable, Sean Connery, Shakespeare e tantas outras mentes que brilharam, de alguma maneira, à própria época. Vaidade, cultura, crendices, poder, masculinidade, homossexualidade, politicagem, modismos, honra, tradição. Seja o que for, pêlos na cara denotam, acima de tudo, história, motivos, identidade. Não é somente a estética, mas a linguagem.  Por traz de toda moda existe sim uma história por isso queria primeiro relembrá-la.

Pesquisando mais por ai, pra saber da onde que essa moda tão fofa ressurgiu encontrei dois acontecimentos que fizeram com que o bigodinho virasse moda novamente.




O primeiro : " Nos Estados Unidos foi criado, em 2006, o “American Mustache Institute” (Instituto Americano do Bigode) para defender e apoiar seu uso. A organização sempre lutou para acabar com estigmas, assim como para promover as implicações e vantagens estilísticas e sociais para os adeptos." 



O segundo : "Movimento organzizado, na Austrália em 2010, quando um grupo de amigos 
conversavam sobre as tendências mais antigas, entre elas o bigode. Então dessas conversas entre amigos surgiu uma organização chamada Movember ( "Mo" de Mustache e "member" de november "novembro") Fundação que luta contra o câncer de próstata, incentivando aos homens usarem preservativo, e cuidar mais da saúde. Uma das formas de participar da campanha é usar o famoso bigodão se for homem e se for mulher acessórios, peças de roupas que tenha o Mustache estampado ou aplicado, etc.contra o câncer de próstata, incentivando aos homens usarem preservativo, e cuidar mais da saúde. Uma das formas de participar da campanha é usar o bigode, sendo homem, ou usar acessórios, peças de roupas que tenha o Mustache estampado ou aplicado."


Então despois disso os bigodes invadiram a moda, e eles estão presentes em camisetas, sapatos, canecas, colares, bincos, aneis, e onde a imaginação permitir.
 Essa moda já pegou tanto que até o bigode aderiu um bigode, haha.

 

Até bigodes de mentirinha está sendo vendido por ai, eu achei a ideia genial, pra uma festa a fantasia fica super original.
Separei alguns looks que tem como foco o bigode rei, inspirem-se. :)





 



 





Essa ideia de colocar os dois travesseiros formando um bigode eu vou aderir no meu quarto, que ta passando por reforma. Achei super fofo.



Nem as capinhas para celular escaparam da modênha, pra quem tem estilo e gosta de sempre andar original esse acessório é uma ótima dica, acho que é super linda e combina com tudo.

Agora é só escolher seu mustache preferido e sair por aii nas ruas com essa moda tão lindinha.